Vereadores visitam cadeia pública
Os vereadores Vilmar Bunn, Ademir Braz de Sousa, Roberto Prudêncio, Valmir Ludvig, Alessandro Simas, Edson Muller, Dejair Machado e Eduardo Hoffmann visitaram na tarde de ontem (10), a cadeia pública da Comarca. Recebido pelo supervisor Odair Marcos Barbeiro, o grupo conheceu os ambientes internos da cadeia e o container para atividades laborais montado na externa do complexo.
Barbeiro confirma que o limite de vagas para novos presos está quase no limite. “Com mais de cem pessoas aqui, a situação fica insustentável. E o problema é que chegamos a este número muito rápido”, disse.
Além da necessidade de ampliação, os vereadores também viram que o acesso à cadeia precisa ser concluído, já que a entrada está sendo feita por um terreno particular. “Quando o terreno foi preparado para a construção, o acesso foi aberto sobre o terreno do Estado. Mas, depois, com as chuvas, ele (o terreno) foi ficando danificado e criou-se o hábito de utilizar esse outro caminho que já existia num terreno particular”, explicou Barbeiro.
A presença semanal de um médico para atendimento na cadeia é outra reivindicação do supervisor. “Nesta semana já tivemos a notícia de que a secretaria de Saúde (do Estado) vai montar um espaço aqui e que um dentista vai começar a dar expediente uma vez por semana. Mas, o ideal seria o atendimento médico também, pois hoje temos que levar os detentos que necessitam de consulta ao posto de Saúde do bairro Santa Luzia e, em casos de emergência, ao Hospital Azambuja”, descreveu.
Os vereadores assumiram o compromisso de pleitear, junto à prefeitura, reivindicações como a conclusão do acesso à cadeia e o atendimento de um médico no local.



